top of page
  • Foto do escritor

Desejos para 2023

Em 2015, eu e meu marido fizemos um combinado: ou mudaríamos para perto do mato ou teríamos outro filho - o que viesse primeiro, pois os dois, naquele momento, não seria possível. 1 mês depois eu estava grávida, ou seja, não precisava nem pensar duas vezes, o destino estava sendo enfático.


7 anos depois as pessoas próximas a mim - e meu próprio marido - já não me aguentam falar sobre o desejo de estar mais próxima à natureza, de sair da cidade e viver uma outra rotina. Mas, a verdade é que o que eu mais temia aconteceu: fui envolta à vida e não consegui ainda realizar meu segundo desejo de vida.


Um dia, uma amiga farta das minhas histórias sobre comprar lotes na Mata Atlântica e casas no interior, me perguntou: “afinal, o que tanto você quer morar ilhada, sozinha, no meio do mato?”. Eu me assustei com a pergunta porque, na minha cabeça, a resposta era óbvia. Não sendo, senti o desejo de incluí-la na resposta.


Pedi a ela que fechasse os olhos e sugeri que se imaginasse acordando e indo, logo cedo, pisar descalça num campo gramado, sentindo ainda a umidade da noite anterior na grama. Em seguida, orientei que escutasse o vento batendo nas folhas das árvores e os passarinhos cantando e, ao abrir os olhos, que enxergasse um fruto nascendo de uma flor. Por último pedi que respirasse fundo e em paz, porque ela sabia que tudo estava no lugar. Essa é uma das diversas práticas da ecoterapia que tenho trabalhado na Sair do Casulo.


A natureza é uma mãe que cura, que nos aproxima do divino, que é o divino. Ela sempre tem o melhor para nos oferecer. O fato de estarmos acostumados e adestrados à uma vida normótica e padronizada, nos distancia daquilo que nosso corpo e nossa alma foram feitos. Durante a minha vida tenho escutado, repetidamente, que a rotina que eu imagino para as pessoas não faz parte da realidade do mundo.


Então para comprovar que precisamos resgatar o natural que existe em nós, desejo que, em 2023, você se perceba próxima/próximo à natureza. Pode ser num rio, numa praia, cuidando de uma planta, num gramado, tomando um banho de chuva ou vendo uma árvore. Perceba como seu corpo reage, quais pensamentos surgem e quais sentimentos aparecem. Eu desejo que essa experiência te leve à consciência da importância do meio ambiente, de como nós estamos diretamente ligados a tudo o que é natural nesse planeta e de que devemos ter escolhas mais sustentáveis. Desejo que sua vida possa ser melhor assim.


E, claro, desejo também que eu mude para o mato em 2023.


Feliz Ano Novo!





45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page