top of page
  • Foto do escritor

Conheça o projeto vencedor da 5ª Edição do Fundo Aptta






E já temos o projeto vencedor da 5ª Edição do Fundo Aptta: Liberdade de Ser Mulher. Proposta pela Rozane, a iniciativa oferecerá oficinas de produção de cosméticos e produtos de limpeza para mulheres, mães solos, privadas de liberdade e participantes da Apac* de Belo Horizonte. A ideia é unir autocuidado e empreendedorismo e contribuir com novas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para essas mulheres. 


Rozane** tem experiência de sobra em projetos de desenvolvimento feminino. Ela é idealizadora do projeto Artezanebh - transformando madeiras e vidas – que qualifica em marcenaria artesanal mulheres em situação de vulnerabilidade. Desde 2006, desenvolve grupos de convivência para mulheres fortalecendo o desenvolvimento feminino através ações de acolhimento, informação, qualificação técnica e empreendedorismo. Além disso, é fundadora do negócio de impacto Artê oficina de madeira. “O número de mães solo tem crescido exponencialmente. Elas têm que lidar, sozinhas, com tantas demandas e desafios que precisam de suporte com relação a oportunidades de trabalho e renda, além dos aspectos de saúde e autocuidado”.


O projeto terá início no primeiro semestre de 2024, em Belo Horizonte, e cerca de 120 participantes receberão a formação, que terá a duração de 12 meses. 


Sobre a escolha do projeto

Nos últimos meses, o Fundo Aptta recebeu dezenas de iniciativas de todo o Brasil e tivemos a oportunidade de conhecer projetos relevantes que buscam melhorar o cenário das mulheres que são mães solo. Muitos são os desafios vividos por essas mães e os indicadores de desemprego, violência e saúde demonstram a necessidade de criação de ações que garantam mais direitos, além de suporte, acolhimento e oportunidades. Por isso, escolher um projeto com viabilidade, inovação e eficiência foi um desafio para nós. 


]As juradas

Somos 3 mulheres que atuam em ações de desenvolvimento feminino e impacto socioambiental.

Bruna Freire*** é mãe de 2 crianças, trabalha com ações de impacto social e tem como missão participar de ações de desenvolvimento feminino. É advogada, consultora de iniciativas de impacto socioambiental, antropósofa, facilitadora do desenvolvimento humano e organizacional, e fundadora da Lema - Gestão de Impacto. “Uma mãe solo que recebe cuidado, entra rapidamente num ciclo virtuoso que o potencializa para si mesma e para o mundo”.

Julia Caldas****, que também foi jurada, é mãe de uma menina de 9 anos, relações públicas, líder e gestora de organizações sem fins lucrativos e de projetos de impacto socioambiental. Trabalha com organizações do terceiro setor e participa de redes de empoderamento feminino. “Mãe solo não é a mãe solteira, mas a mãe que assume sozinha uma tarefa que era para ser dividida. A mãe solo é a mãe e o pai, o sim e o não, o dia e a noite, um dia sim e o outro também. Tem que cuidar, sustentar, amar. Celebremos (sem romantizar) o fato de sermos o tudo de alguém, que é, ao mesmo tempo, tão pesado quanto um privilégio. Amar é um verbo, requer ação”.

Luana Ferreira*****: co-fundadora do Fundo Aptta é mãe de um menino e uma menina, jornalista, psicoterapeuta, psicopedagoga, especialista em Responsabilidade Social e Gestão Ambiental. Fundadora da empresa Sair do Casulo. Mais de 18 anos atuando em iniciativas de impacto social e ambiental. É professora, palestrante, escritora, consultora em temas de Sustentabilidade/ESG. “Trabalhar em prol da mulher movimenta as estruturas da sociedade. Cada iniciativa desenvolvida abre uma ferida, descortina uma desigualdade e, ao mesmo tempo, traz uma oportunidade de revisitar e reparar todas as expectativas e padrões exigidos das mulheres que, por séculos, aprisionam sua jornada. E esse movimento de liberação e libertação da mulher é fundamental, pois nada existe sem ela: nem a vida, nem o progresso”.


Agradecemos a todas que confiaram no Fundo e enviaram seus projetos.

Até a próxima!


*Associação de Proteção e Assistência a Condenados


**Sobre a Rozane e seus projeto: 


*** Bruna Freire: 


**** Julia Caldas: 


***** Luana Ferreira: 













36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page